Osasco recebe oficinas culturais gratuitas

Osasco recebe oficinas culturais gratuitas

Iniciativa é voltada para crianças e adolescentes e acontece em quatro instituições da cidade a partir deste mês

Por Redação 15/04/2024 - 16:52 hs

Visando desenvolver habilidades motoras e comportamentais, além de também tornar cada vez mais acessível o contato com os diferentes tipos de arte, chega a Osasco (SP), este mês, o Projeto Novas Conexões. Ao todo serão oferecidas 125 vagas em três diferentes modalidades de oficinas artísticas: ReciclagemGrafite e Fotografia com aulas acontecendo no Instituto ANOSCAR, no Instituto Inovação Social, no Lar Jesus entre as crianças e no Instituto Agarrando a chance. As oficinas serão ministradas semanalmente com duração aproximada de três meses e são exclusivas para crianças e adolescentes.

Oficina de Reciclagem visa a criação de brinquedos, sendo para isso utilizados materiais reciclados como papelão, plástico, metais, entre outros, destacando a importância da sustentabilidade e da reutilização de materiais na produção artística. Para crianças até 10 anos o foco é a criação de brinquedos e para maiores de 10 anos a exploração criativa também se dará utilizando materiais reciclados, com o intuito de criarem peças que poderão ser automatizadas.

Na Oficina de Grafite os alunos aprenderão sobre origem e evolução do grafite como forma de expressão urbana, discutirão sobre o papel do grafite na transformação do ambiente urbano e na expressão cultural, com técnicas básicas e avançadas de grafite, como linhas, sombras e perspectivas.

Oficina de Fotografia se propõe a capacitar os participantes a utilizarem técnicas de fotografia com o celular para capturar imagens que expressem questões ambientais, sociais e do cotidiano, além de temas sensíveis e pessoais a cada participante. Promovendo assim, conscientização sobre a importância da arte na transformação do ambiente.

Projeto Novas Conexões visa fomentar o aprendizado de técnicas e criação artística, já que seu principal objetivo é aproximar expressões artísticas do dia a dia de crianças e jovens, a fim de que possam cultivar, de acordo com suas próprias perspectivas, uma compreensão crítica fundamentada na prática democrática do pensamento livre. “Projetos de tal natureza, realizados no âmbito escolar e institucional, também constituem meios eficazes para ampliar o acesso a diversas modalidades de aprendizado”, destaca Patrícia Santos, gestora da Renovarte.

Viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução, o Novas Conexões tem produção da Renovarte Produtora Cultural, empresa que viabiliza a realização de projetos artísticos por meio de leis de incentivo como ProAC e Rouanet, apoio da Soul Projetos, empresa de captação de recursos, e patrocínio do Grupo JOFEGE, que oferece soluções integradas de engenharia, pavimentação, construção civil, agronegócio, têxtil e mineração, tanto para o setor público quanto para o privado. Presente em quatro estados e com 10 unidades de negócio, faz parte da vida e do dia a dia de milhões de pessoas em todo o Brasil.

Oficina de Reciclagem 1
Local Instituto ANOSCAR - Rua Luís Antônio de Arruda, 55 - Vila Yara - Osasco
Data de início 22/04 l Carga horária 24 horas (três meses)
Horário das aulas Todas as segundas das 8h30 às 10h30
Número de vagas 25
Faixa etária Entre 6 e 10 anos

Oficina de Reciclagem 2
Local Instituto Inovação Social - Rua Manoel Siqueira Gonçalves, 94 - Jardim D'abril, Osasco (SP)
Data de início 22/04 l Carga horária 24 horas (três meses)
Horário Segundas-feiras das 14h às 16h
Número de vagas 25
Faixa etária Entre 6 e 10 anos

Oficinas de Fotografia
Local Lar Jesus entre as crianças - R. João Kaufmann, 437 - Rochdale, Osasco (SP)
Data de início 22/04 I Carga horária de 24 horas (três meses)
Horários Segundas-feiras das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30
Número de vagas 50
Faixa etária Entre 12 e 15 anos

Oficina de Grafite
Local Instituto Agarrando a chance (aulas realizadas na E.E Educador Paulo Freire - Avenida Passaredo, 400 - Jardim Aliança), Osasco (SP)
Data de início 25/04 I carga horária 24 horas (três meses)
Horário Quintas-feiras das 14h às 16h
Número de vagas 25
Faixa etária Entre 12 e 15 anos